Notícias

14/03/2015
Saúde Básica

matéria opção (2)2.jpg

Ao contrário do que muitos imaginam, grande parte dos moradores da Gleba Palhano não possui plano de saúde particular; por isso, é crescente o número de pessoas cadastradas na Unidade Básica de Saúde Pastor Ivo Luiz de Sousa, popularmente conhecido como Postinho do Guanabara. Desde sua inauguração, em outubro de 2014, o número de moradores do bairro, cadastrados na UBS, só vem aumentando, conforme afirmam os funcionários ouvidos pelo Jornal da Gleba. Para receber atendimento na unidade, de acordo com o procedimento padrão, o paciente deve trazer um documento pessoal e comprovante de endereço. É nesse momento que se percebe o aumento de moradores atendidos na UBS. Apesar dessa percepção dos funcionários, não há dados de quantos moradores da Gleba Palhano recebem atendimento no local, pois todos os endereços da região centro-sul de Londrina estão cadastrados no sistema da unidade como Jardim Guanabara. Além de nosso bairro, a UBS do Guanabara atende os jardins Cláudia, Mediterrâneo, Higienópolis, Colina Verde, Vivendas do Arvoredo, Bela Suíça, Maringá, Vale dos Tucanos, Terras de Santana e Village.  

Pacientes - Moradores do edifício Le Corbusier, Mateus e a esposa, Ruth Blazejuk, pais de primeira viagem, estiveram na UBS para a primeira consulta. "O atendimento foi satisfatório, não temos do que reclamar, pretendemos continuar com algum tipo de acompanhamento por aqui, sim", afirmou Mateus. Conforme a gerente regional das unidades básicas de saúde da região central, Elisângela Bazzo, 325 pessoas são atendidas diariamente pela UBS, na maioria dos casos a procura é por pequenos procedimentos como: curativos, inalação, retirada de pontos e vacinas. Ao todo, são três médicos trabalhando nessa unidade: um clínico geral, um pediatra e um ginecologista. 

Obstetrícia e vacinas - "Hoje em dia, muitas pessoas com poder aquisitivo razoável não possui planos privados de saúde ou odontológico. Nessa região, por exemplo, observamos diversas gestantes, muitas delas até com planos de saúde, se cadastrarem na UBS para depois fazer o parto natural em maternidades públicas. Outra grande demanda é pelas vacinas que oferecemos gratuitamente. As pessoas procuram esse serviço em especial pelos mais diversos motivos: viagem, exigência empregatícia  ou  imunização", explicou Elisângela. 

Além dos médicos - A UBS do Guanabara também conta com fisioterapeuta, educador físico, nutricionista, psicólogo, farmacêutico e dentista generalista. O horário de atendimento é das 7h00 às 19h00. O telefone para contato é o 3379-0883.


Tratamentos gratuitos oferecidos pela Unidade Básica de Saúde Pastor Ivo Luiz de Sousa:

Controle de Peso: com a nutricionista Amanda, na Paróquia São Vicente de Paula, às quintas-feiras. É necessário passar por avaliação prévia. 

Hiperdia: atendimento e acompanhamento de pacientes diabéticos. Local: Associação dos Moradores do Jardim Maringá (ASSOMAR), na primeira quinta-feira do mês. 

Dançoterapia: com a educadora física Ani, semanalmente, às quintas-feiras. Local: Paróquia São Vicente de Paula. Horário: 8h30.

Bem-estar: com a psicóloga Valdelice, semanalmente, às quintas-feiras. Local: Paróquia São Vicente de Paula. Horário: 9h30. 

Coluna e alongamento: com a fisioterapeuta Michele, semanalmente, às quintas-feiras. Local: Paróquia São Vicente de Paula. Horário: 17h00.


Rafael Montagnini

Busca