Notícias

13/01/2015
Pão de mel belga
Empresa com produção artesanal traz pão de mel europeu ao mercado londrinense

IMG_4763.JPG

O pão de mel, segundo registros históricos, possui duas lendas. A primeira remete ao seu surgimento em meados do século IX, na Rússia, com ingredientes simples como mel, farinha e suco de frutas. Nos séculos XII e XIII, foram adicionadas à receita especiarias como canela e frutas secas, vindas da Índia e do Oriente Médio e, entre os séculos XII e XIX, a receita se espalhou por toda a Rússia. Na segunda versão, o pão de mel surge como enfeite para árvores de natal e presentes para casamentos e festas, em formato de animais.  Após isso, na Europa, o pão começou a ser banhado em chocolate derretido. 
Para saber um pouco mais sobre a produção do pão de mel, procuramos o administrador da Grife Cacau, Lucas Góes, que traz ao mercado londrinense a produção do pão de mel europeu, diferenciado dos demais pelo processo e ingredientes utilizados, com destaque para o chocolate belga puro. A Grife Cacau nasceu em 2009 a partir de experimentos e após ser tema da monografia do empresário. A Grife formalizou-se em 2011 e, atualmente, tem produção de 400 unidades por dia, com 120 pontos de vendas em Londrina e planos de, futuramente, atingir todo o estado. Lucas, que mora na Gleba, garante novidades para 2015 e presenteia os leitores desta edição com uma receita de pão de mel:

RECEITA DE PÃO DE MEL TRADICIONAL
Rendimento: 20 unidades

Massa:
1 xícara de leite (250ml); se precisar de mais leite, adicione mais 1/4 de xícara de leite
2 xícaras de 250ml de farinha de trigo peneirada (260g)
1/2 xícara de 250ml de chocolate em pó (55g)
1 xícara de 250ml de açúcar mascavo (180g)
2 colheres (chá) de bicarbonato (total de 10g)
1 colher (chá) de cravo em pó
2 colheres (chá) de canela em pó
1/2 xícara de mel (125ml)
Recheio: Doce de leite
Para banhar: 500g de cobertura de chocolate ao leite

Preparo:
Leve o leite ao fogo até iniciar fervura. Peneire a farinha de trigo, o chocolate em pó, o bicarbonato, o cravo, a canela. Acrescente o açúcar mascavo, misture bem, adicione o mel e o leite quente. Misture até obter uma massa encorpada. Unte e enfarinhe forminhas e despeje a massa até a metade. Quando for iniciar a colocação da massa nas forminhas, ligue o forno em 180°, para preaquecer.
Coloque todas as forminhas, com a massa, em uma assadeira e leve ao forno.
Nos primeiros dez minutos, asse na temperatura de 160°; após, aumente para 180° e asse por mais trinta minutos. Não deixe dentro do forno, após desligá-lo. 
Espere amornar, desenforme e coloque os pães de mel em uma superfície forrada com papel manteiga ou papel alumínio. Após esfriar, corte-os ao meio e utilize o recheio escolhido.

Cobertura:
Derreta o chocolate. Banhe cada pão de mel e retire o excesso. Após a cobertura secar, embale-os individualmente.

Milene Pascoal

Busca