Notícias

13/11/2014
Detox
Sucos detox funcionam? 
Além de ajudar a eliminar as toxinas do organismo, essas bebidas melhoram o funcionamento do intestino, ativam o sistema imunológico e aumentam a hidratação do corpo


ddd.jpg

Sucos para desintoxicar o organismo viraram febre nos últimos tempos. A sensação de poder "consertar" a má alimentação, tomando esses líquidos, tem feito muita gente ir atrás dos famosos sucos detox. Mas, afinal, o que são esses sucos? Eles realmente ajudam a emagrecer e a desintoxicar?
Segundo a nutricionista esportiva Talita Capoani, alguns hábitos contribuem para o aumento de toxinas no organismo, por exemplo: estresse, cigarro, poluição, consumo de bebida alcoólica e alimentos ricos em gordura, açúcar e sal, entre outros. Portanto, os sucos detox, denominação que quer dizer destoxificação, são bons aliados para ajudar a expulsar essas substâncias nocivas. "Os componentes dos detox são ricos em antioxidantes; portanto, inibem as agressões externas que nosso organismo sofre", comenta.
Quanto ao emagrecimento, a nutricionista ressalta que somente os sucos não trarão esse efeito. "Se a pessoa passa a incluir os sucos diariamente, mas se alimenta de forma errada e não faz atividade física, dificilmente terá resultados na balança. É preciso associá-los a uma dieta equilibrada e à prática de atividades físicas", diz Capoani.
Os benefícios do detox são muitos, como melhora do sono e da enxaqueca, fortalecimento e embelezamento de pele, unhas e cabelos, além de contribuir com a redução de peso e aumentar a disposição.
A quantidade indicada é de dois a três copos por dia de sucos detox variados. "Eles podem ser ingeridos em qualquer horário, mas consumi-los no café da manhã e nos intervalos das refeições acaba sendo o ideal. Não vale substituir as refeições principais, pois eles não suprem as necessidades diárias do organismo, por mais ricos que sejam em nutrientes", ressalta a nutricionista.
Gestantes, crianças, cardíacos, pacientes em quimioterapia e pessoas com problemas de tireoide devem consultar um médico antes de incluir as bebidas no cardápio diário. 
Confira abaixo duas receitas de sucos detox.
Suco Verde: 600 ml
- Uma maçã vermelha com casca ou duas fatias de abacaxi, dois talos de aipo, um punhado de hortelã, uma fatia de gengibre, um limão espremido, uma folha de couve, meio copo de água (100ml) e gelo. Bata tudo no liquidificador ou centrífuga e não adoce.
Melancia com pepino e gengibre: 400 a 500 ml
- Meio pepino, três pedaços de melancia (120g), uma colher de chá de gengibre ralado, meio copo de água (100ml) e gelo. Bata tudo no liquidificador ou centrífuga e não adoce.
Observações:
- A adição de linhaça dourada e chia é opcional (uma colher de sobremesa).
- Use ingredientes frescos e dê preferência aos orgânicos.
- Após o preparo, o ideal é consumir o suco até três horas depois.

Talita Oriani

Busca