Notícias

13/05/2020
Síndicos unidos em tempos de pandemia

Síndicos unidos em tempos de pandemia

Atualmente, a Gleba Palhano conta com mais de 100 condomínios; contudo, o número de condomínios associados ao CONGP não chega a 40% desse total

Você sabe quais são os principais benefícios da associação?
Com a união dos condomínios, fica mais forte o poder dos representados frente a outras instituições públicas e privadas. A associação alcança conquistas que dificilmente o representado alcançaria atuando isoladamente.
Outra grande vantagem que a associação proporciona é a soma e a troca de experiências entre os associados, o que permite melhor desempenho ao síndico na gestão do condomínio.
Em novembro de 2019, o ConGP completou dez anos. Desde o início, o intuito principal da associação tem sido o de buscar melhorias para o bairro, não esperando, apenas, a boa vontade dos órgãos públicos.

Ao longo desses dez anos, podemos citar algumas ações desenvolvidas pelo CONGP em  benefício dos moradores da Gleba, sendo algumas desenvolvidas isoladamente e outras em parceria público-privada, são elas: impedimento de aumento abusivo do IPTU (2009-2010 e 2014-2015); impedimento da instalação de superpostes na Gleba; compra e instalação de semáforo; inclusão de faixas de pedestres; descontos em produtos e serviços com empresas parceiras; instalação de placas com identificação das ruas do bairro; aumento do monitoramento policial na região; participação na elaboração do plano viário para melhorar o fluxo e diminuir o trânsito, entre outras.

O ConGP promoveu ainda cursos, palestras e workshops sobre os principais temas que interferem no dia a dia de síndicos e condomínios.


Neste período de pandemia do Coronavírus, o ConGP também está tendo papel importante diante da situação atípica que estamos vivendo. Por meio do grupo de síndicos, está sendo possível tirar dúvidas, alinhar informações, buscar soluções e tomar decisões para conduzir condomínios e moradores.

É de se ressaltar ainda que as medidas recomendadas ou determinadas pelos decretos municipal, estadual e federal, bem como pelas entidades ligadas à saúde pública, como a OMS (Organização Mundial da Saúde), nem sempre deixam clara a forma como as normas devem ser aplicadas nos condomínios. Assim, cabe aos síndicos buscar proteção, saúde, bem-estar e harmonia entre todas as pessoas que residem em um mesmo espaço; tarefa difícil, mas possível diante da união de um grupo respaldado e alinhado nas informações.

Tudo isso, no entanto, só é possível devido às contribuições dos associados, à participação dos moradores e ao apoio de empresas e parceiros comerciais. É preciso, portanto, aumentar a participação de moradores e contribuintes, pois somente assim será possível realizar mais ações no bairro e, consequentemente, melhorar a vida de todos que residem e trabalham na Gleba.


Mensalmente, os condomínios participantes recebem o balanço do que foi arrecadado e do que foi gasto, mostrando a transparência do trabalho executado.
Todos os associados têm acesso a essas informações.
O valor de contribuição hoje é de R$2,62 por mês por unidade de apartamento ou sala. Isso mesmo, menos de R$3,00 por mês!


Fica no ar a pergunta: será que não é possível investir esse valor para melhorar a qualidade de vida da sua família? Ainda há muitas melhoras a realizar. Entre os principais projetos, por exemplo, estão o sistema de segurança privada e a instalação de sinaleiros em alguns pontos do bairro. Quanto mais alta for a participação dos moradores, mais a população da Gleba será beneficiada. Converse com o seu síndico, leve esse assunto para ser debatido no seu condomínio. Caso tenha dúvidas e precise de mais informações, entre em contato com o administrativo do ConGP pelo (43) 99993-3831.

 

Por Talita Oriani

Busca