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11/02/2020
Você está preparando seu cérebro pra chegar aos 90 anos com uma boa memória e saúde mental?

Você está preparando seu cérebro pra chegar aos 90 anos com uma boa memória e saúde mental?

 

  Para ter o corpo saudável é importante se alimentar bem e praticar atividades físicas. Mas, e para manter o bom desempenho do cérebro ao longo dos anos?

 

        A expectativa de vida aumentou, mas de nada adianta chegar aos 90 sem independência e saúde mental. Com o passar dos anos, existe um declínio natural na memória, capacidade de concentração e aprendizagem.

Mas a Neurociência já comprovou que manter uma rotina ativa e estimular o cérebro desacelera o processo destas perdas decorrentes da idade, fortalece e cria novos neurônios e ainda retarda o aparecimento de sintomas da Doença de Alzheimer. Foi neste contexto que surgiu a Ginástica Cerebral.

A escola SUPERA dá aulas de ginástica cerebral especialmente para alunos com mais de 60 anos. Os alunos tiram o cérebro da zona de conforto por meio de desafios que treinam a atenção e a coordenação, jogos de tabuleiro, apostilas com exercícios e atividades em grupo que promovem uma verdadeira mudança de hábitos para deixar o cérebro mais forte e a memória melhor.

“As aulas de ginástica cerebral são cheias de novidades. Quando realizamos algo novo, nosso cérebro é obrigado a fazer um esforço de atenção maior e, assim, nossas conexões neuronais são fortalecidas.” – explica Mariele Cestari, educadora de ginástica cerebral.

Os exercícios cerebrais melhoram atenção, raciocínio, memória e criatividade. Com um cérebro ativo, é possível aprender com mais facilidade, manter-se mais jovem, trabalhando, viajando, tendo novas experiências e comemorando novas conquistas. Exercitar o cérebro é sinônimo de bem-estar, envelhecimento saudável e prevenção do Alzheimer.

Dicas da especialista para manter um bom desempenho cerebral:

 

- Aprenda coisas novas: participe de cursos e palestras.

- Matricule-se em uma escola de ginástica cerebral.

- Use o relógio invertido para ver as horas de ponta cabeça.

- Ande pela rua e nomeie todos os objetos que você observar que comecem com a letra V.

- Consuma alimentos bons para o cérebro: castanha, nozes, salmão, atum, azeite de oliva, espinafre, brócolis.

- Envelheça ativamente: saia de casa, interaja e busque novos projetos de vida.

 

Mariele Cestari

Educadora de Ginástica para o Cérebro

SUPERA – Londrina

(43) 3304-0404

R. Fernando de Noronha, 876

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