Notícias

11/02/2020
Incansável na defesa de princípios e valores

Incansável na defesa de princípios e valores

Profissional dedicada, mas que não abre mão de ser mãe e avó muito presente, Nádia Moura desafia-se diariamente a inspirar e a engajar pessoas em favor de transformações sociais que façam a diferença

Por Juliana Leite

Nádia Moura é a atual secretária municipal de Políticas para as Mulheres de Londrina. Tem duas filhas e três netinhas, que trazem as maiores alegrias de sua vida. Com uma participação ativa no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, ela também coordena a Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica, Familiar e Sexual contra as Mulheres. No final de 2018, esteve à frente da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social do Paraná. Mas o currículo não para por aí: trabalhou no serviço social da Prefeitura, Cohab e Câmara Municipal; coordenou o Fórum Regional de Assistência Social (FOREAS) da região da AMEPAR e AMUV e avaliou projetos sociais da Fundação Itaú Social, em parceria com a Unicef. Isso só para citar alguns grandes feitos desta mulher, que é apaixonada por Londrina.

Jornal da Gleba: O que a levou ao mundo dos direitos sociais e da luta pelas mulheres?

Além dos meus princípios e valores pessoais, que prezam pela equidade e respeito às pessoas, certamente minha formação como assistente social, pela UEL, contribuiu para essa minha visão e atuação em prol dos direitos sociais e combate às desigualdades, e na formulação de projetos para melhorar a condição de vida das pessoas. E isso inclui não somente as mulheres, na área em que atuo, mas também idosos, crianças e adolescentes, e adultos nas mais diferentes condições.

JG: Como liderar equipes e trabalhar para atender os anseios das mulheres paranaenses?

O grande desafio é conseguir inspirar e engajar as pessoas em favor de uma causa. Isso só é possível se acreditar naquilo que faz. Precisa ter brilho nos olhos! Tenho um lema de vida: “Faça a diferença onde você estiver!”. Nesse sentido, creio que o papel do líder é atuar com a equipe, lado a lado, e fazer os colaboradores entenderem a importância do trabalho a ser executado, as transformações sociais que podem ser geradas e as vidas que podem ser salvas. É preciso estar presente no cotidiano das mulheres, conhecer suas necessidades. Idealizei o Programa JUNTAS SOMOS MAIS, com atividades informativas e preventivas sobre direitos e acesso a serviços públicos.

JG: Como avalia sua trajetória profissional?

Posso dizer, com muita gratidão, que por todos os lugares pelos quais passei tive o privilégio de receber o reconhecimento do meu trabalho e deixar importantes realizações e sólidos relacionamentos pessoais. Quando olho para o caminho que já percorri, vejo que a minha maior realização foi ter contribuído para tornar melhor a vida de muitas pessoas. E isso me motiva a continuar. Sei que ainda tenho muito a realizar e muito a contribuir. Não me faltam disposição e comprometimento.

JG: Mulher, esposa, avó, amiga e profissional. Como conciliar a rotina?

Realmente, a rotina é intensa, mas essa é a vida que me realiza. Sou uma profissional dedicada, mas não abro mão de ser uma mãe e avó presente, daquela que espera os netos com pão caseiro e bolo de laranja feitos na hora. Tenho o privilégio de ter uma excelente rede de apoio: uma família incrível e amigos especiais que me incentivam a vencer cada desafio que assumo. Além disso, ao longo dos anos, desenvolvi habilidades como autoconhecimento e inteligência emocional, que contribuem muito para a organização e dimensionamento das tarefas diárias, tanto no âmbito pessoal como na minha vida profissional.

JG: Quais são seus projetos futuros?

Minha cidade é Londrina. Foi aqui que estudei e trilhei grande parte da minha trajetória profissional. Foi aqui também onde me casei e constituí família, onde nasceram minhas filhas e netas. Tenho um amor muito grande por Londrina. Seja qual for o local em que Deus me coloque, meu projeto é continuar trabalhando por esta cidade e pelas pessoas daqui, como forma de retribuir tudo o que já recebi.

Busca