Notícias

16/12/2019
Londrinense cria receita premiada de linguiça de pernil e bacon

Londrinense cria receita premiada de linguiça de pernil e bacon

Na grelha ou na Air Fryer, iguaria artesanal cai bem em todas as refeições

A linguiça deixou de ser mera coadjuvante no churrasco e ganhou espaço especial com a chegada de produtos artesanais. Com um blend de pernil suíno, bacon, azeitona e cerveja preta, a iguaria produzida por uma londrinense foi considerada em setembro uma das melhores do Brasil pelo programa Mais Você, da Rede Globo. Aline Fernandez, que é fotógrafa e jornalista, assina a receita suculenta que foi degustada por renomados chefs de cozinha e pela apresentadora Ana Maria Braga.

Como já vem preparada, a linguiça é uma escolha superprática para o churrasco. Vem temperada com salsinha, cebolinha, pimenta-do-reino e gotinhas de limão. Perfeita para quem gosta de petiscar ou até mesmo para compor as refeições diárias como proteína principal do prato. A suavidade do pernil e o sabor inconfundível do bacon combinam com um simples arroz branco e uma salada verde de acompanhamento.

Segundo Aline, fica excepcional na grelha, mas também pode ser preparada em grill e até mesmo na Air Fryer, garantindo ainda mais praticidade para quem cozinha todos os dias. Apesar de ainda não ter testado, ela acredita que no forno também possa ficar saborosa, agradando aos paladares mais rebuscados.

A receita famosa, hoje replicada em diferentes portais gastronômicos, foi criada no comecinho deste ano após Aline trazer para casa um moedor de carnes antigo que ficava no sítio da família, em Tamarana. “Peguei uma receita na internet, comprei tudo o que precisava. Cheguei em casa, joguei a receita fora e criei minha versão de uma linguiça de pernil pura. A família provou e amou. Desse dia em diante a gente parou de comprar linguiça em casa”, conta. “Quando vi estava criando minhas próprias receitas e tinha quilos de encomendas para amigos e família”, revela a jornalista.

Após a ida para o programa global, a londrinense criou a empresa Ataare Artesanal, especializada em cortes e preparos de carnes para eventos de churrasco na região de Londrina. “Cozinha e churrasco sempre foram uma paixão na vida”, afirma. Hoje, Aline conta com mais de 20 tipos de linguiça – 100% criação própria –, que reforçam ainda mais o seu gosto criativo.

O menu conta com opções de picância forte e leve, cheiro verde, queijo coalho, gorgonzola e cebola caramelizada, frango com tomate seco, rúcula e queijo coalho, entre outras delícias. Além disso, também oferece opções veganas e vegetarianas, atendendo um nicho específico de mercado, com proteína de soja e polvilho, baba ganoush com abobrinha e grão de bico com beterraba.

A produção chega a uma média de 40 quilos por semana. As linguiças, por ora, podem ser adquiridas por encomenda, pelo número (43) 99606-9716.

 

Por Juliana Leite

@juoleite

Busca