Notícias

16/12/2019
Marisol Chiesa, uma mulher à frente de seu tempo

Marisol Chiesa, uma mulher à frente de seu tempo

 A empresária Marisol Chiesa apoia e fortalece mulheres que desejam desenvolver projetos profissionais e empreender em Londrina

Marisol Chiesa é londrinense e, assim como muitas mulheres deste Brasil, tem de se desdobrar para desenvolver seus trabalhos com empenho e paixão. Ela é empresária e atua como gestora da empresa Churrascaria Chimarrão e Churrascaria Chimarrão Grill e, atualmente, preside o Conselho da Mulher Empresária da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL). Também atua como diretora do Conselho Fiscal da Coordenadoria das Associações Comerciais do Norte do Paraná (CACINP) e é conselheira do Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, além de responder como Conselheira Administrativa do Sicoob Norte do Paraná.

A “mulher polvo”, como se define, aponta que as lideranças femininas, nos dias atuais, estão sempre atentas, desenvolvendo várias tarefas ao mesmo tempo, mas sem deixar de lado a essência feminina de serem "cuidadoras, dispostas e sorridentes". Conheça mais sobre Marisol Chiesa na entrevista a seguir.

Jornal da Gleba: Como conciliar a rotina puxada que é ser mulher nos dias de hoje?

Ser mulher nos dias de hoje não é tão simples assim. Temos, no nosso dia a dia, muitos desafios: cumprimos o papel de mãe, esposa, irmã, amiga, dona de casa; cuidamos da nossa saúde; dominamos os eletrodomésticos e, agora, nos aprofundamos na era tecnológica, a favor do nosso negócio, e ainda temos tempo para ajudar o próximo. Acho que somos mulheres que gostamos de desafios e aprendizados diários. Quem me conhece sabe: sou uma pessoa muito motivada, disposta, alegre e dedicada. E também não tenho meio-termo. Aproveito cada minuto do meu dia; procuro sempre fazer o meu melhor.

JG -  Quantas mulheres participam do Conselho da Mulher Empresária da Acil? De que forma os projetos ajudam as empresárias a enfrentar o ambiente corporativo?

Atualmente, são 70 empresas lideradas por mulheres que compõem o CME. Esse é um braço importante de atuação da ACIL, que desenvolve projetos com o objetivo de unir e promover o fortalecimento da mulher empresária e empreendedora de Londrina. Na grade de planejamento, estão ações que incentivam a participação do público feminino em atividades empresariais, além de eventos e capacitações que têm por objetivo preparar as mulheres para enfrentar as transformações do ambiente corporativo. O CME também apoia diversas ações sociais.

JG: A mulher ganha cada vez mais destaque em cargos de liderança em empresas no Brasil. A que se deve essa expansão? Como avalia essa crescente disputa no mercado? 

Acredito que um dos motivos para a expansão da presença da mulher no ambiente empresarial e no empreendedorismo é justamente o fato de não existir mais aquele pensamento antigo de que ela é melhor ou pior que o homem. A classe feminina pode apresentar um olhar diferente na maneira como administra sua empresa. Algumas características fazem parte da essência da mulher, como a persistência ao extremo, o cuidado com os detalhes, a empatia, a intuição, a sensibilidade, a colaboração, a inteligência emocional, a autoconfiança. Outra característica tipicamente feminina e que faz diferença dentro das organizações é o olhar humano sobre a equipe, o olhar humano para a tomada de decisões. E saber a diferença entre ser humana demais (o que pode pesar negativamente em algumas situações) e equilibrar razão e emoção. Muitas vezes, é justamente esse olhar mais atento que garante o diferencial da empresa no mercado. Não queremos disputar o mercado com os homens, queremos batalhar por nossas empresas, explorar ao máximo o mercado corporativo e ser felizes.

JG – Recentemente, iniciou um curso de gastronomia... Como é voltar aos estudos com a vida tão corrida?

Eu estou amando! Na verdade, nunca parei de estudar. Sou nutricionista de formação, mestre em ciência e tecnologia do leite, e especialista em vigilância sanitária. A gastronomia era um sonho, agora realizado. Tudo é planejamento. A primeira regra para empreender é ter o seu negócio como projeto de vida, é saber aonde você deseja chegar e construir estratégias para realizar seus objetivos.

Quais são suas dicas para empreender com sucesso?

Use o “aplicativo” RESPEITO, pois precisamos melhorar mundo.

Preste atenção no que está acontecendo (tendências).

Não perca as oportunidades, principalmente de conhecimento.

Pense grande, comece pequeno e ande rápido.

Comprometa-se com seu negócio/trabalho.

Busque a excelência, tenha um diferencial.

Inspire as pessoas sempre!

 

Por Juliana Leite

@juoleite

Busca