Notícias

16/08/2019
Cansei de projeto verão, quero um projeto de vida!

Cansei de projeto verão, quero um projeto de vida!

“As pessoas estão querendo um resultado muito rápido de maneira desorganizada. É preciso pensar no processo humano e não apenas no processo fisiológico. Mudando algumas chaves na mentalidade da pessoa, o conceito se instala.”

Tiago Conceição

 

Engorda, emagrece; uma hora está magra, daqui a alguns meses, gorda. Projeto verão, projeto carnaval, projeto réveillon, projeto, projeto, projeto...

O efeito sanfona frequenta tanto a minha vida que já virou amigo íntimo; visita este “lar” há mais de 10 anos. Alguém mais se identifica comigo?

Acabei de completar 35 anos e, depois de passar por muitas transformações, há alguns meses fiquei pensando em como, e há quanto tempo, vivo um efeito sanfona. Muitos anos, magra; tantos outros, bem acima do peso ou gorda.

Fiquei fazendo um trabalho de autoanálise para entender o que acontece comigo, por que me permito viver isso com tanta frequência, desde o final da minha adolescência. Não achei a resposta completa; decidi, no entanto, definitivamente, que não quero mais viver esse looping. Quero realmente ter uma vida saudável e equilibrada, de forma constante, sem loucuras ou projetos temporários.

A partir disso, comecei a buscar o que poderia fazer, já que emagrecer não é difícil; a grande dificuldade está em se manter magro e, principalmente, saudável. Desde que me conheço por gente, nunca fiquei um ano sem praticar atividade física. Porém, na fase adulta, foram poucos os anos nos quais mantive constância na prática de algo, do início ao fim. Sempre fui muito de momentos, uma hora estou super focada, treinando, a rainha do frango com batata doce, e, em outras, estou totalmente sedentária e comendo mais porcaria do que deveria.

Encontrei o treinador e Life Coach Nutrition, Tiago Conceição, que tinha me assessorado em 2015, quando decidi correr minha primeira meia maratona. Ele, que já foi atleta, é master coach pela SLAC. É formado em educação física e está cursando o terceiro ano da faculdade de nutrição.

Contei a ele o que estava ocorrendo comigo e perguntei se teria algum trabalho que pudesse me ajudar nesse processo, já que meu desejo não era simplesmente emagrecer, mas, sim, virar a chave e entender a importância da manutenção da atividade física e da alimentação saudável, não só de forma contínua, mas também, e especialmente, equilibrada.

Foi então que ele me apresentou o trabalho que desenvolve nessa área e explicou suas premissas: “Além de atuar como treinador, procuro entender as dores do meu cliente; isso, pra mim, é fundamental. Não faço apenas a parte de treinamento, isso é importante, mas representa 25% do total.  A gente entra com conceitos e análises do que realmente a pessoa quer para a sua vida. Trabalho vários pilares do indivíduo como um todo. Por que a Talita emagreceu, conseguiu seu objetivo e voltou a engordar? Por que a Talita nunca se manteve treinada durante um grande período de tempo? Precisamos, primeiro, entender todo esse conceito, trabalhar tudo isso de forma organizada para então manter o treinamento”.

“Muitas vezes, a pessoa quer emagrecer e consegue atingir o emagrecimento, mas não consegue se manter lá, no topo do objetivo dela, porque talvez o processo tenha sido errado, muito rápido ou muito exaustivo, psicologicamente. Enfim, a gente precisa entender esse lado pra manter as pessoas treinando e mostrar que isso é um conceito na vida delas, que é algo pra vida inteira. É uma mudança de mentalidade mesmo”, complementa Tiago.

Pronto, era isso o que eu buscava. Começamos o trabalho no primeiro dia de agosto, com o objetivo não apenas de emagrecer, mas, principalmente, de virar a chave e, a partir de então, passar a ter uma vida equilibrada de forma constante.

Vou mostrar um pouco desse processo no Instagram do Jornal e na edição de outubro, em que faremos outra matéria para contar o resultado, parcial, e tudo o que rolou no meu processo. Se você quiser pegar carona neste momento, acompanhe o Instagram do JG (@jornaldagleba) e do Tiago Conceição (@coachtiagoconceicao). Vou dividindo com vocês os insights e viradas de chave que forem ocorrendo no meio do caminho.

Um processo real, de gente normal e, principalmente, transparente, com compromisso com a verdade. Pode dar certo, mas também pode não dar e você, leitor, saberá disso.

 

Mais informações:

Life Coach Nutrition Tiago Conceiçao – (43)99953-5586

 

Por Talita Oriani

Busca