Notícias

16/06/2019
Uai Pão de Queijo: quitutes que há décadas encantam os londrinenses

Por Baixa Experimenta

@baixaexperimenta

 

No meio dos anos 70, um casal vindo de Minas Gerais abriu uma portinha aqui em Londrina para vender as delícias que traziam de lá. Ninguém sabe ao certo em que ano foi, mas todo mundo sabe um pouquinho da sua própria história com o Uai Pão de Queijo.

 

Outra coisa que é sabida, de fato, é que no Uai, além de pão de queijo, tem doce de leite caseiro, desses que levam cinco horas para fazer, mexendo sem parar. E também que, por trás das panelas, tem a Dona Cleusa Batista, que trabalha há mais de três décadas na casa e avisa: “Aqui é tudo como antigamente: simples, fresco e muito bem feito”.

 

Imaginem só vocês que, depois do casal de mineiros, o Uai mudou de proprietários quatro vezes, mas a Dona Cleusa continuou por lá, cuidando de tudo. Sua história se mistura com a do local. Ela iniciou os trabalhos como balconista, passou a ser gerente e, atualmente, trabalha na cozinha, que, como diz, é o que gosta mesmo de fazer.

 

E o diferencial da casa parece ser exatamente esse: pessoas fazendo o que gostam, com respeito às tradições, mas sem abrir mão da inovação.

 

Do cardápio ao atendimento, tem carinho em tudo. A Cris, proprietária da casa, atende todo mundo com o maior afeto, sabe o nome dos frequentadores, o que eles gostam de comer, o recheio preferido da empadinha de cada um, e até faz algumas entregas a pé para os clientes vizinhos dali.

 

Já o cardápio de quitutes da casa é atemporal. Na ala dos doces, encontram-se deliciosas queijadinhas e bombocados que derretem na boca, quindins bem amarelinhos, tortas de queijo e de limão com o dulçor na medida certa, canudinho de doce de leite, sonhos e mais.

 

E tem o doce de leite em pedaços – feito com leite, açúcar, manteiga e mais nada. Ele exige cinco horas de panela, em que se deve mexer os ingredientes sem parar. Cozido, ele vai para uma assadeira onde descansa durante a noite, para só depois ser cortado e servido.

O resultado são pequenos pedaços de felicidade a cada mordida. Ao levar o doce à boca, dá para sentir aquela camada mais durinha, que após o contato com a língua se dissolve. Um deleite.

 

E os salgados? O tradicional pão de queijo é feito na casa e assado em pequenas fornadas, para que todo mundo possa apreciá-lo bem fresquinho. E também tem empadinha com massa podre e recheio cremoso, coxinha frita com perfeição, salgados folhados (com a massa também feita na casa – assim como a de todos os outros), o famoso Apimentado e diversos outros que permeiam a nossa cultura brasileiríssima de salgados.

 

Todos os dias são fabricados e embalados produtos fresquinhos para você levar para casa. A pequena estante abriga bolachinhas, pacotes de salgadinhos assados e de bolinhos de chuva, roscas doces e pães caseiros.

 

Passei uma tarde deliciosa neste cantinho! Conta para mim, qual a sua história com o Uai?

 

Serviço

Uai Pão de Queijo

Rua Pará, 1001

Segunda a sexta, das 9h00 às 18h30

Busca