Notícias

10/12/2018
Ceia vegana - Não comer carne, leite ou ovos já deixou de ser sinônimo de alimentação restrita e sem graça há algum tempo
Ceia de Natal vegana? É possível!
Sem leitoa, nem peru; um menu totalmente cruelty free que tem até panetone trufado...


86B8C44C-DDF9-4558-B00E-31A097013704.jpeg

Sim! É perfeitamente possível fazer as ceias de Natal e Ano Novo totalmente veganas e deliciosas! Na dieta vegana, qualquer produto de origem animal é proibido, até mesmo o mel de abelha. E o veganismo não é apenas uma dieta, mas um estilo de vida.
Com o aumento do número de pessoas aderindo ao vegetarianismo e ao  veganismo, a gastróloga Munira Chinezi Tauil viu nesse nicho uma ótima opção de mercado ainda pouco explorado. “Faço parte de um grupo de proteção animal, cuja maioria dos integrantes é vegana e eles sempre comentavam comigo a dificuldade de encontrar pratos saborosos e veganos, principalmente em épocas festivas como o Natal e Réveillon”, diz. Essa foi a deixa para a chef se aventurar na cozinha e iniciar seus experimentos com alimentos totalmente livres de origem animal. O trabalho começou em dezembro de 2017, com as ceias de Natal. O resultado foi tão positivo que ela resolveu ampliar o leque e oferecer, durante o ano todo, pratos e marmitas veganas, além de atender o serviço de pequenas festas e coquetéis. 
Engana-se quem pensa que uma ceia vegana é sem graça, os pratos acabam caindo no gosto de todos, especialmente dos carnívoros. “Geralmente, as pessoas ficam receosas, mas se surpreendem com os pratos. Eles são realmente saborosos e não perdem nada para aqueles feitos com derivados de animais. Os meus clientes costumam dizer que todos na festa acabam comendo, gostando e se surpreendendo”, revela. 
Os pratos costumam ser variados, mas os mais pedidos são: quibe de berinjela, feijoada vegana; rocambole de lentilha, recheado com catupiry ou com creme de alho poró; homus; chilli e tortas. Panetone vegano trufado também faz parte da ceia e costuma fazer muito sucesso. Todos os pratos são veganos, portanto não levam nenhum tipo de alimento derivado de animal, como leite e ovos, por exemplo. 
Quanto ao preço, outra supresa: é possível encomendar uma ceia completa, com entrada, prato principal, sobremesa e um frisante, para quatro pessoas, gastando menos de R$50,00 por pessoa. “É possível fazer uma ceia deliciosa com um preço bem justo”, observa. 
Abaixo, segue uma receitinha de um molho verde de semente de girassol que faz o maior sucesso entre os clientes da Munira. “Esse molhinho é um coringa, podendo acompanhar diversos pratos. “Ele dá um sabor maravilhoso aos pratos”, conta.


Receita: 
Bata no liquidificador 1/2 xícara de semente de girassol com 3/4 de xícara de água, suco de 1/2 limão, 1/2 maço de salsinha, 1/2 dente de alho, e vá adicionando azeite de oliva em fio aos poucos. Assim que tomar a consistência que deseja, ajuste o sal e está pronto.

Talita Oriani

Busca