Notícias

13/03/2018
Como escolher um bom local para sua empresa
MÃOS À OBRA - PIXABAY.COM.jpg
Como arquiteto, ao entrar em um imóvel corporativo, minha atenção não se restringe somente à acessibilidade, insolação e outros aspectos relacionados única e exclusivamente ao espaço. O mais importante, no meu ponto de vista, diz respeito às instalações: elétrica, hidráulica e de ar condicionado.
São muito comuns os casos de pessoas que escolhem imóveis lindos, bem localizados, mas que, para serem ocupados como se pretende, requerem obras de adaptação. Se conhecidas antes do fechamento de uma venda ou contrato de locação, poderiam até mesmo inviabilizar o negócio.
Os problemas elétricos mais comuns estão relacionados à capacidade de o imóvel receber energia elétrica suficiente para a operação do negócio. Nesse aspecto, relativo à carga instalada, podemos exemplificar com o ar condicionado, equipamento que demanda altas cargas de energia elétrica. Caso o imóvel não esteja preparado para receber essa carga, será necessário pedir para a Copel aumentar o fornecimento (que é a parte “simples”) e fazer investimentos na estrutura para adequá-la a essa nova realidade.
Problemas com a distribuição interna da energia elétrica também são muito comuns. Se você desenvolve um leiaute bastante funcional e com bom aproveitamento do espaço em um imóvel antigo, é muito importante se certificar sobre quais serão as soluções para fazer com que os locais de trabalho também sejam servidos de pontos de energia elétrica. O contrário disso é que não restarão opções menos nocivas do que a quebra de um piso ou de uma parede para passagem de todo esse cabeamento.
Já em relação ao ar condicionado, o grande vilão sempre é o dreno, que deve ser ligado à unidade evaporadora, localizada no interior do ambiente. Ele necessariamente deverá ser interligado a um esgoto ou tubulação de água pluvial. O posicionamento das condensadoras de ar (aqueles aparelhos que ficam no espaço externo) também é muito importante e, na maior parte das vezes, pode trazer impactos estéticos irreversíveis para a fachada.
As instalações hidráulicas, na maior parte dos casos, podem ser importantes para definir a localização de sanitários. E, para isso, também é importante ficar atento às normas de acessibilidade, que tornam obrigatória a presença desse tipo de sanitário, sobretudo nas “rotas acessíveis”.
Caso haja alguma dúvida se o imóvel pretendido atende ou não suas expectativas, contrate um profissional da área que esteja habituado não só a criar espaços bem aproveitados, mas também a encontrar soluções técnicas e econômicas para eles.

J. Fernando Paiva, Arquiteto
CAU/BR - A40063-7

Busca