Notícias

13/10/2017
Vencendo o calor com elegância
Manter um visual decente neste calor pode ser um desafio difícil de superar. Facilmente nos entregamos à tentadora saída de usar roupas com decotes e comprimentos mais ousados, mesmo para ir trabalhar, com a desculpa de que o calor está insuportável e que você só está tentando sobreviver. 
Em primeiro lugar, considere trocar as cores mais escuras e sóbrias por cores mais claras. Essa simples observação pode ser responsável por uma sensação de frescor impressionante. Optar por cores claras significa não reter o calor. É como se a roupa devolvesse os raios solares sem absorver todo seu calor.
Reavalie os tecidos de suas roupas. Existem tecidos de verão e de inverno. As fibras naturais - algodão, linho e seda - possibilitam a troca de calor, ou seja, permitem a respiração. Um tecido sintético não vai proporcionar essa mesma alegria, já que não faz a ventilação fluir com naturalidade. Mesmo uma blusa sem manga, em tecido sintético, pode ser mais quente do que uma com manga em tecido natural. Atente para a etiqueta na hora de fazer suas compras. Se pelo menos 50% da composição da roupa for de tecido natural, você já vai estar em vantagem. Lembre-se que, pelo fato de ser um recurso natural e, portanto, finito, o valor da peça tende a ser maior que um sintético produzido em larga escala. Mas vale o investimento, viu?
O verão também pode ser uma oportunidade de ouro para você mudar um pouquinho seu estilo. Ao invés de usar somente calças retas, que tal tentar uma pantalona, que não gruda no corpo e ainda permite a entrada de ar? É também uma boa hora para vestir saias e vestidos, que são muito femininos, e, respeitando o modelo e comprimento ideal, podem trazer uma liberdade e frescor sem igual. 
Nos pés, podemos abandonar temporariamente os sapatos mais fechados e adotar sandálias que deixam os pezinhos à mostra. O cuidado principal é o de diferenciar uma sandália muito casual e praiana de uma sandália urbana, que tenha uma dose de formalidade compatível com a vida que você leva. Se você achar modelos que cubram os calcanhares, não pense duas vezes. Essa região do pé tende a ficar ressecada facilmente e, por isso, é melhor escondê-la.
Esqueça as escovas rebuscadas que exigem tempo demais perto de um secador. Tente um leave-in que dê conta de fazer o cabelo secar com um certo caimento ou opte por rabos de cavalo e coques. Por fim, pense numa maquiagem mais leve e nunca se esqueça de iniciar o dia com protetor solar. O retoque da maquiagem, no meio do dia, pode ser feito com pó contendo fator de proteção solar.

Gabriela Favoreto - Consultora de estilo

Busca