Notícias

10/07/2017
Frequência semanal de treino
Quantas vezes por semana devo treinar?

BAR_1722.jpg

Atualmente, com o exercício físico cada vez mais em alta, muitas pessoas procuram pela atividade física orientada, personalizada, em busca dos mais diversos objetivos. No entanto, no dia a dia de trabalho, uma pergunta constante é: "Quantas vezes por semana devo treinar?"
A recomendação do Colégio Americano de Medicina Esportiva (ACSM) é que pessoas entre 18-65 anos executem atividade física com intensidade moderada por, pelo menos, 30 minutos cinco vezes na semana. Já com intensidade alta, a frequência, segundo o ACSM, poderia ser de 20 minutos três vezes por semana. É fundamental que o programa de treinamento envolva força, flexibilidade, coordenação motora e melhora da capacidade cardiorrespiratória para ganhos de saúde e qualidade de vida.
Por outro lado, há também quem procure o exercício físico visando melhora da composição corporal (redução de gordura corporal e ganho de massa muscular), elevados níveis de capacidade aeróbica e de força, além de saúde. Nesses casos, normalmente, é necessário que o indivíduo vá além da recomendação mínima de frequência semanal. De forma gradativa e bem orientada, busca-se alcançar cinco a seis dias de treinamento por semana. Assim, é possível tornar os treinos cada vez mais específicos, com intensidades variadas, permitindo uma evolução mais rápida e segura. Consequentemente, os resultados são mais significativos. 
O profissional responsável pelo programa de treinamento deve estar atento ao descanso e à alimentação do aluno, pois também são aspectos determinantes para a obtenção de resultados. Portanto, treino bem orientado + alimentação elaborada por nutricionista + descanso são a tríade para se conquistar força, condicionamento e, acima de tudo, saúde e qualidade de vida. Os ganhos estéticos, dessa maneira, certamente virão. É essencial lembrar que, independentemente dos objetivos, a avaliação médica é muito importante, atestando que a pessoa está apta a praticar exercícios físicos.
Estabelecer metas reais é um fator que pode solucionar a sua frequência semanal de treinos, assim como uma boa orientação de profissionais da área, que atuem, preferencialmente, em conjunto. Com o trabalho multidisciplinar, a caminhada rumo aos seus objetivos será muito mais eficiente. Quando todos esses aspectos são respeitados, a sua saúde também é.

Pedro Braz das Chagas Neto
Preparador Físico
 (43) 99987-9410
@wodlondrina

Busca