Notícias

12/05/2017
O escritor mirim e a mamãe coruja
Keity e João Bruning contam a experiência de lançar um livro infantil

IMG_5952.JPG

Professora de língua portuguesa da rede pública de ensino e doutora em estudos de linguagem, Keity Bruning, 40 anos, é daquelas mães que não facilitam para os filhos quando o assunto é educação. Mãe de dois meninos, João Marcos, 10 anos, e Luis Felipe, 6, ela está sempre atenta aos dotes culturais dos filhos. Mesmo com a pouca idade, os dois já mostram talento para a literatura infantil e para a música. O caçula se prepara para lançar um livro chamado "O mistério da calopsita", e o mais velho publicou recentemente, no final do mês de abril, o livro "O mundo laranja de João".
Os dois livros contaram com a ajuda da mamãe Keity. Não é a primeira experiência literária de João Marcos, que venceu um concurso, Ciranda de Poesia, em 2015, com o poema "Preservar a água é preservar o homem". O livro lançado agora conta a história de João, um garoto apaixonado pela cor laranja, que, em seu aniversário de 6 anos, encontra algumas latas de spray para cabelo, justamente de sua cor preferida, e sai pintando tudo o que vê pela frente. Nem seu cãozinho ou o bigode do avô escapam da brincadeira. 
O texto foi elaborado por mãe e filho e os desenhos foram feitos pelo próprio João. Keity e João são moradores da Gleba Palhano e receberam o Jornal da Gleba na brinquedoteca do condomínio Terroir. 

Jornal da Gleba - Keity, como nasceu a ideia de publicar este livro?
Keity Bruning - A história deste livro nasceu de uma experiência real. Na época, pedi para o João desenhar tudo aquilo que aconteceu e deixei guardado. Algum tempo depois, fui diagnosticada com câncer e percebi que precisava valorizar ainda mais a minha família. Foi nesse momento sofrido que lembrei dos desenhos do João e o ajudei a escrever o livro infantil. 

Jornal da Gleba - É muito difícil publicar um livro infantil? 
KB - Muitas pessoas, com talento para escrita, desistem de publicar suas ideias por considerar ser muito difícil a publicação de um livro. Mas garanto que não é. No nosso caso, montei um projeto, apresentei para a editora da Unifil e eles toparam. 

Jornal da Gleba - Em que local "O mundo laranja de João" está sendo vendido?
KB - Na Livrarias Curitiba do Shopping Catuaí. O livro custa R$30,00.

Jornal da Gleba - Além de professora de português, a senhora também é musicista e pretende iniciar um projeto com as crianças do bairro...
KB - Sim, pretendo criar um coral infantil natalino com as crianças do bairro. Assim que o projeto estiver pronto, farei a divulgação no Jornal da Gleba. 

Jornal da Gleba - João, você gostou de como ficou o livro?
João Marcos - Sim, gostei bastante. Fiquei muito feliz quando vi o livro pela primeira vez. 

Jornal da Gleba - Pretende escrever outros, e o que você quer ser quando crescer? 
João Marcos - Quero ser biólogo e pretendo escrever outros livros (infantis). 

Rafael Montagnini

Busca