Notícias

12/05/2017
Restaurante Porto Alegre, tradição alemã
Inaugurado em 1937, tradicional estabelecimento de Rolândia conserva cardápio de antigamente

IMG_9438.JPG

Decoração retrô, comida típica alemã e um blues suave de fundo. Esse é o ambiente que você vai encontrar no restaurante Porto Alegre, em Rolândia. Comandado por Claudir Giraldi e Rafael Alves, o restaurante existe desde 1937. Uma lambreta da década de 50 nos recepciona em um espaço onde uma hornet septuagenária, dependurada na parede, divide lugar com uma caixa de contabilização antiga, um telefone da época de Getúlio Vargas e uma câmera fotográfica analógica, entre diversas outras referências do passado. 
Mas nem sempre foi assim. "Fui comprando os objetos e compondo o espaço pouco a pouco", conta Claudir. O proprietário comenta também que o restaurante foi adquirido por seus pais, em 1975, e que ele, desde pequeno, já ajudava no empreendimento. "O cardápio é o mesmo desde a década de 70. E, na década de 80, o chapeado foi um dos carros-chefes", revela. A entrada de repolhinho chinês também é uma antiga receita.
A equipe do Jornal da Gleba esteve no restaurante e pôde conferir o cardápio: um belo Sclachtplatte, com uma salsicha à milanesa - novidade ainda não batizada - e limonada à moda da casa. Tudo muito bem servido e apetitoso. Na sobremesa, um delicioso brownie de chocolate.
No menu: Eisben; Kassler; Wurstplatte; Schlachtplatte - todos com acompanhamento de salsicha vermelha, chucrute, batata, arroz e maionese, além dos chapeados e dos pratos à la carte. São mais de vinte possibilidades de combinação.
O restaurante Porto Alegre já foi pauta do programa Plug (da RPC), apresentado pela jornalista Michelly Correa. "A gente nem sabia. Reservaram lugar para almoçar e, de repente, ela veio e disse que queria gravar uma parte do programa aqui no restaurante", lembra Claudir.
O ambiente do restaurante conta ainda com música tradicional alemã. Aos sábados, domingos e feriados, a sanfona sergipana de seu Terezino é que anima o espaço.
O empreendimento foi reaberto em 2015. "Em 2014, aconteceu um incêndio aqui no restaurante, perdi o chão. Fiquei sem nada", relata Claudir, que assumiu o restaurante dos pais no ano de 2005. A ideia de retomar o negócio surgiu juntamente com o engenheiro de produção, Rafael Alves, seu sócio. "Tínhamos o intuito de abrir uma paleteria, um bar ou um pub. Mas então surgiu o espaço e decidimos dar continuidade ao antigo empreendimento", relata Rafael.
Segundo os proprietários, cerca de 90% dos clientes do restaurante são de fora da cidade. "Muitos casais, que começaram a namorar aqui, casaram-se e saíram da cidade; agora voltam com filhos e netos. Dizem que o chapeado ainda guarda o mesmo sabor", conclui o herdeiro.

Serviço
Restaurante Porto Alegre 
Rua Duque de Caxias, 60 - Rolândia/PR. 
Fone: (43) 3256-1128. 
Atendimento: de segunda a sexta, das 11h30 às 14h; aos sábados, domingos e feriados, das11h30 às 14h30. 

Hugo Kitanishi

Busca