Notícias

12/12/2016
Quitutes de Natal pelo mundo
Cada cultura tem sua estrela na ceia natalina

O Natal cristão é uma das datas comemorativas mais celebradas no mundo. De acordo com a fundação americana Pew Research Center's Forum on Religion and Public Life, que estima o número de pessoas que professam alguma fé, existem mais de 2,4 bilhões de cristãos em todo o mundo, pouco mais de um terço do total da população mundial. Destes, a grande maioria celebra o Natal no dia 25 de dezembro, enquanto os cristãos ortodoxos comemoram o nascimento do Messias cristão em 7 de janeiro. 
Além da celebração religiosa, o Natal também é comemorado com muita comida, de preferência com a família reunida. É claro que os pratos variam muito de uma cultura para outra. Por isso, o Jornal da Gleba selecionou os pratos principais para você conhecer o que não pode faltar nas ceias de Natal ao redor do mundo.   

natal1.jpgEstados Unidos e Brasil: Peru. O Natal brasileiro é bem diferente do americano. A começar pelas estações, enquanto lá neva na maior parte do país, por aqui o verão está bombando. Mas um prato une brasileiros e americanos, tanto lá como cá não pode faltar em nenhuma mesa o tradicional peru de Natal, que por lá também é consumido no feriado de Ação de Graças. 

groenlandia.jpgGroenlândia: Kiviak. Na terra do Papai Noel, o prato preferido do bom velhinho é o exótico kiviak, que consiste na carne de pássaros (araus e tordas), enterrados dentro da carcaça de focas por meses, e que são retirados na época do Natal. 

panetone 2.jpgItália: Panetone. Cada região da Itália tem seus próprios costumes. Em algumas regiões mais ao sul da península, peixes e frutos do mar são as principais atrações da mesa; em outros locais, as massas reinam nas ceias. Já o panetone, muito consumido no Brasil, é apreciado de norte a sul do país. Uma das histórias mais aceitas é a de que o primeiro panetone saiu de um dos fornos de uma padaria de Milão, em meados de 1400 d.C. 

etiopia.pngEtiópia: Doro wat. Nesse país do norte da África, os cristãos celebram o Natal com um picadinho de galinha mergulhado em molho apimentado com ovo cozido, servido com pão.

christmas pudim.jpgInglaterra: Christmas pudding. Nada representa melhor o Natal inglês do que o pudim de Natal, o doce é feito com ovos, amêndoas, frutas cristalizadas, rum e especiarias, preparados durante o Advento, contagem regressiva que começa a valer a partir de um domingo, quatro semanas antes do Natal.

filipinas.pngFilipinas: Bibingka. No maior país católico da Ásia, é muito apreciado um bolo de arroz, com coco e queijo, bem úmido.

hhh.jpgJapão: Christmas cake. O Natal não é muito comemorado entre os países do Extremo Oriente. Mesmo assim, a data é lembrada no Japão com um bolo de morango, que leva uma cobertura branca e é enfeitado com símbolos natalinos.

Da editoria

Busca