Notícias

14/11/2016
A arte de churrasquear
Workshop realizado na Gleba Palhano ensina os segredos de um bom churrasco

menu novembro (1).JPG

Preparar um bom churrasco é algo que o consultor de empresas Alcino Barion Júnior faz desde garoto. Filho de comerciantes, proprietários de uma loja de sapatos, Alcino conta que o comércio da família era um ponto de encontro de representantes de várias marcas de calçados com sede no Rio Grande do Sul. Foi justamente nesses encontros que começou a aprender como fazer um bom churrasco. "Eu tinha entre nove e dez anos, e ficava no meio da gauchada observando como era preparado o churrasco. De lá para cá, não parei mais de pesquisar o assunto". 
Autodidata, Barion, como é mais conhecido, é um apaixonado pela arte de churrasquear. Ele conta que busca informações em todos os lugares, como: sites especializados, programas de televisão, livros, dicas de outros colegas churrasqueiros e por aí vai. De tanto ouvir dos amigos e familiares que deveria ensinar o que sabe, decidiu, neste ano, com a ajuda do seu filho Bruno, montar um workshop sobre os vários aspectos de um churrasco.
Até agora já foram realizados três módulos. A reportagem do Jornal da Gleba esteve presente na aula sobre com preparar o contrafilé. De um pedaço bruto, pesando onze quilos, é possível extrair diversos tipos de corte, como bife ancho, entrecote, bife de chorizo, noix, ojo de bife, entre outros. As aulas acontecem em clima descontraído, em volta da churrasqueira, com perguntas dos participantes, embalada por uma deliciosa caipirinha. E, o melhor de tudo, os pedaços são apreciados por todos. 
Se você se interessou pelo workshop, ainda restam os módulos costela e galeto sulino; carneiro e porco, e hambúrguer. Podem participar homens e mulheres de todas as idades. 

Especialmente para o Jornal da Gleba, Alcino Barion Júnior separou dez dicas para ajudar a preparar seu próximo churrasco: 

1- Na compra da carne, veja a validade e repare na coloração da peça, que deve estar entre o vermelho e o rosa. 
2- Não deixe o carvão em lugar úmido.
3- Separe uma pinça de churrasco para mexer exclusivamente com o carvão para evitar problemas de queimaduras. 
4- Pegue uma caixinha de ovos de papel e despeje álcool (acima de 60°) no recipiente. Coloque o carvão por cima e acrescente mais álcool. Depois disso, é só acender o fogo. 
5- Limpe bem a carne, tire o excesso de gorduras e nervos. 
6- Faça o corte transversal à fibra. 
7- Faça três tipos de corte. Um com a largura de um dedo para o bife bem passado, outro com a largura de dois dedos para o bife ao ponto, e, por último, um corte com três dedos de largura para os bifes mal passados. 
8- Coloque o sal grosso em uma bandeja. Passe os dois lados do bife no sal e retire o excesso. 
9- Coloque os três bifes na churrasqueira ao mesmo tempo. Quando estiver saindo o suco da carne vire-a e repita o processo.
10- Sirva a carne, abra sua bebida predileta e celebre o seu churrasco.

Serviço: Workshop de Churrasco
Dias: 10, 17 e 24 de novembro.  Horário: 19 horas
Local: Espaço VIP - Rua Nova Delhi, 227. Valor: R$80,00 - individual e R$140,00 - casal. Telefone: 3339-0070 ou 9991-2109.   

Rafael Montagnini

Busca