Notícias

14/11/2016
O prédio que se "mexe"
Condomínio incentiva a prática esportiva e a convivência entre os moradores

Gleba.R (1).JPG

Zumba, natação, hidroginástica, hidroterapia, musculação, treinamento funcional e futebol, modalidades que fazem parte da maioria das academias de ginástica da cidade, mas que na Gleba Palhano são praticadas dentro do condomínio Jardins Eco Resort & Residence. De acordo com a administração, cerca de duzentas pessoas se exercitam semanalmente nas quadras, piscinas e academia do edifício.  
Juliano Dalton, gerente condominial, conta que o projeto de transformar o edifício em uma grande área de prática esportiva surgiu em reuniões entre moradores e a própria administração. "Essa experiência faz bem ao físico e ao espírito dos moradores. Quando as pessoas praticam esportes com os vizinhos, mais convivência elas têm. Assim, os conflitos do condomínio tendem a diminuir", espera Juliano. 
Cabe aos moradores entrar em contato com os professores e formar as turmas, como as de zumba e hidroginástica. O prédio participa com a estrutura e com alguns equipamentos para que a modalidade possa acontecer. "Adquirimos uma tabela de vidro profissional, aumentamos a altura da rede de vôlei, e criamos um espaço para que os professores possam guardar seus pertences e equipamentos", explica o gerente. Ele afirma que o gasto para o condomínio é praticamente nulo. 
Vanessa Semmelmann, moradora do Jardins há três anos, conta que usava a piscina para se exercitar, mas sem a orientação de um profissional. Há três meses, ela e o marido participam das aulas de hidroginástica. Além da melhora física, ela argumenta que a comodidade de poder se exercitar dentro do próprio condomínio foi um fator importante para frequentar as aulas. "Aqui é tudo muito fácil, não preciso me arrumar, pegar o carro e ir até um clube ou academia. É só pegar o elevador e descer. Isso também estimulou meu esposo a me acompanhar nessa atividade. Além disso, temos mais contato com os vizinhos, o que para mim é muito bacana", diz Semmelmann. 
Quem também concorda com isso é a moradora Sueli Zanolo. Ela pratica musculação, treinamento funcional e zumba. "É muito bom perceber que por meio do esporte muitas vizinhas acabam se tornando amigas. Temos até um grupo de mães no WhatsApp para trocar experiências. O clima aqui é muito mais familiar do que em uma academia. Posso deixar meus filhos em segurança dentro de casa e descer para me exercitar, algo que não poderia fazer se tivesse que sair do prédio", conta Sueli. 
Em 2012, uma pesquisa americana apontou que quem pratica atividade física regularmente é mais feliz. O estudo foi realizado pela Universidade de Penn State e publicado na revista médica Health Psychology. Se realmente os exercícios físicos fazem bem ao corpo e ao bem-estar psicológico, não há como negar que o Jardins Eco Resort & Residence é um dos lugares mais felizes da Gleba Palhano. 
Fica o exemplo para os outros condomínios do bairro. 

Rafael Montagnini

Busca