Notícias

15/04/2016
Sabor que vem de Angola
Prato típico do país é preparado com frango e amendoim

IMGP0090.JPG

Com 19 milhões de habitantes, Angola é um dos vinte países mais populosos do continente africano, localizando-se na costa sul ocidental. Mais de 10% da população vive na capital, Luanda. Assim como o Brasil, Angola também foi colonizada pelos portugueses. Os lusos chegaram ao país no século XV, na época das grandes navegações, e se estabeleceram na costa angolana. A independência foi obtida em 1975, depois uma longa guerra. O Brasil foi o primeiro a reconhecer oficialmente a independência de Angola, em 11 de novembro de 1975, data da proclamação.
Além da mesma língua e do gosto por nossas novelas e músicas, Brasil e Angola têm outros laços culturais. A capoeira, por exemplo, foi trazida ao Brasil pelos escravos angolanos. Os cativos desenvolveram a arte marcial como um método de defesa. Recentemente, o ritmo kuduro fez certo sucesso aqui no Brasil. 
Em Londrina, muitos jovens angolanos vêm para estudar nas universidades locais. Esse é o caso de Marília Januário. Ela chegou à cidade em 2008, para cursar economia na UEL, e acabou ficando por aqui. Depois de formada, Marília entrou para o mundo da moda, trabalhando como modelo. Sobre a gastronomia angolana Marília conta que comemos quase as mesmas coisas. "Em Angola também se come arroz e feijão, mas com menor frequência. Os ingredientes são similares, mas os pratos são outros".
Para o Jornal da Gleba, a economista e modelo preparou um prato bastante consumido pelos angolanos: a Muamba de Ginguba (amendoim). A origem do nome é incerta, contudo, Marília afirma que não tem nada a ver com contrabando, significado da palavra muamba no Brasil. "Esse é um prato tipicamente angolano, que está relacionado aos nossos antepassados. É um prato bastante apreciado pelos estrangeiros que visitam Angola", conta Marília. 
A Muamba de Ginguba  é um prato feito à base de frango com creme de amendoim. Junto com a Muamba é servido um pirão de funge, algo que lembra uma polenta de milho. No Brasil, o funge pode ser substituído pelo arroz branco.  Confira abaixo a receita da Muamba de Ginguba:

Ingredientes:
4 dentes de alho
½ cebola grande 
5 tomates maduros
600 gramas de peito de frango
Pasta de amendoim

Modo de preparo:
Tempere o frango com alho e sal. Refogue a cebola, e acrescente o tomate. Vá amassando aos poucos até virar um molho uniforme. Jogue o frango, em pedaços grandes, e deixe até dourar. Coloque três colheres de sopa de pasta de amendoim. Acrescente 100 ml de água para dissolver e mexa até ferver. 

Rafael Montagnini

Busca