Notícias

14/01/2016
Coxinha de verdade
Chef de cozinha ensina como fazer e comer o salgado mais popular do Brasil

IMG_5452.JPG

A coxinha é, sem dúvida, uma das marcas registradas de qualquer bar ou boteco que se preze. Quitute onipresente em todo tipo de festa, a coxinha de galinha é uma das marcas da culinária brasileira.
Existem várias origens para o petisco, mas nenhuma pode ser considerada a verdadeira. Uma dessas versões diz que ele foi criado durante a industrialização de São Paulo, no século XX, para ser comercializado como um substituto mais barato e mais durável das tradicionais coxas de galinha que eram vendidas nas portas de fábricas.
Independentemente da origem, porém, a coxinha é um daquelas delícias culinárias que nos acompanham desde a infância. Não foi diferente com a chef de cozinha Maysa Rossato, uma apaixonada pela iguaria. "Gosto tanto de coxinha que resolvi colocá-la como prato de entrada do meu restaurante". Maysa, que é moradora da Gleba Palhano, e sócia proprietária do requintado restaurante Madê - Cozinha de Herança, conta que existe o jeito correto de fazer e comer o salgado. "A verdadeira coxinha é recheda apenas com frango. Faça a massa e o recheio ao mesmo tempo, nunca guarde a massa para depois fazer o recheio. Monte a coxinha com um pouquinho mais de massa do que recheio. Frite em óleo bem quente e coma da ponta para baixo, esse é o jeito certo", explica.

Conheça a receita da chef Maysa Rossato:

Coxinha do Madê
Massa:
1 quilo de farinha
1,5 litro de água
300 gramas de manteiga
20 gramas de sal (1 colher de sopa cheia)

Preparo:
Aqueça a água com a manteiga e o sal. Quando começar a ferver, despeje toda a farinha de uma só vez e mexa com uma colher de pau vigorosamente. Cozinhe por quatro minutos, mexendo sempre; coloque numa bancada, dê uma sovada e embale em plástico filme, mantenha fora da geladeira.

Recheio:
1 peito de frango bem grande cortado em 4 pedaços iguais
2 cebolas médias 
1 cenoura grande 
1 pedaço de salsão (opcional)
4 dentes de  alho picados
30 ml de azeite 
Sal e pimenta do reino a gosto
Salsa e cebolinha picadas a gosto

Preparo:
Faça um caldo com dois litros de água, com uma das cebolas, a cenoura e o salsão, todos cortados em grandes pedaços. Quando estiver fervendo, coloque o peito de frango e cozinhe por dez minutos. Retire do caldo, deixe que esfrie um pouco e desfie. Numa panela, coloque o azeite e doure muito bem o alho e a outra cebola bem picadinha. Acrescente o frango desfiado e mantenha em fogo médio. Tempere com o sal e a pimenta. Quando o frango estiver bem dourado, finalize com a salsa e a cebolinha.

Montagem:
Formar as coxinhas e empanar com leite e farinha de rosca. Pode congelar e fritar congelada em óleo quente.

Rafael Montagnini

Busca