Notícias

22/12/2015
Eisbein, toque alemão em sua ceia
Prato típico da culinária germânica é opção barata e suculenta para as festas de fim de ano

P1080450 (1).JPG

Com o fim de ano se aproximando, muitos consumidores estão optando por produtos mais baratos para servir nas ceias de natal e réveillon. Se esse já é considerado o Natal da crise, por que, então, não experimentar novos sabores? Uma ótima alternativa para o tradicional pernil de porco assado é o eisbein, joelho de porco servido frito, cozido ou assado, um prato típico da culinária alemã que combina perfeitamente com as festas de final de ano. 
Muito consumido durante o mês de outubro, sobretudo nas oktoberfest e restaurantes germânicos espalhados pelo sul do Brasil, o eisbein é geralmente servido com chucrute (conserva de repolho fermentada), kassler (bisteca de porco defumada) e salsicha branca - tipo alemã.  
Em Londrina, o prato é servido no restaurante Blumengarten. Daniel Riede, responsável pelo local, conta que o prato não é tão simples de ser feito, mas que o sabor vale todo o esforço. "O eisbein é uma carne muito suculenta, chega a derreter na boca, mas, para obter esse resultado, vão pelo menos três dias de preparo. Deixo dois dias marinando, para pegar bem o tempero, depois cozinho o joelho de porco e, por último, levo ao forno", explica.  
A iguaria é servida a cada quinze dias no Blumengarten, sempre aos sábados. Daniel relembra que aprendeu essa receita com a sua mãe: "Já comi muito esiben bom, até mesmo na Alemanha, mas nenhum se compara com a receita da minha mãe. Ela fazia principalmente nas reuniões de família e eu adorava". Para harmonizar o prato, Daniel indica uma boa cerveja alemã, de preferência uma Weiss ou uma cerveja escura.  Confira abaixo como fazer um verdadeiro eisbein alemão:

Eisbein  (4 pessoas)

2 joelhos traseiros de porco
2 cabeças de alho picado
3 cebolas médias
3 colheres de sopa de sal 
2 colheres de sopa de zimbro
1 colher de sopa de pimenta do reino
2 colheres de sopa de páprica doce
1colher de sopa de pimenta da Jamaica
900ml de cerveja
900ml de água

Deixar 48 horas marinando. Cozinhar por duas horas e meia na panela e depois assar por uma hora e meia no forno até dourar (250°C).

Rafael Montagnini

Busca