Notícias

11/08/2015
Sabor do deserto
Fatteh, um prato leve e saboroso

IMG_5134.JPG

Não tão conhecido entre os brasileiros como a esfirra, o quibe, o charuto de repolho e o beirute, o fatteh é um dos pratos mais populares do Oriente Médio, principalmente na Jordânia, terra natal do empresário Hazem Emil Shukruy Khoury, proprietário do restaurante Zaky Sabor Árabe. 
De acordo com o empresário, fatteh significa fatias em árabe. O prato é servido frio, mas também pode ser consumido levemente aquecido. Nos países árabes, é mais consumido no café da manhã; no Brasil, entretanto, os restaurantes o servem como entrada ou prato principal.
 "Esse prato está no nosso cardápio há um ano. Mesmo com muitos descendentes de árabes em Londrina, muita gente não conhecia o fatteh. No começo, cheguei a oferecê-lo como cortesia para apresentar aos clientes. Hoje, o fatteh é um dos pratos mais consumidos do restaurante", conta Hazem Khoury. 
O fatteh é uma combinação de pão sírio, hommus, coalhada e carne moída com temperos árabes. O prato é montado como uma lasanha, uma camada de cada um desses ingredientes sobreposta à outra, com uma última camada de amêndoas levemente torradas. O fatteh é extremamente leve, saudável e saboroso. Combina muito bem com outros pratos de origem árabe e com qualquer tipo de bebida. 

Se você já está com água na boca, confira a receita do fatteh de carne moída abaixo: 
   
Fatteh de carne moída
(prato para duas pessoas)
Ingredientes:
50g de torradas de pão sírio
2 dentes de alho amassado
Suco de 1 limão
250g de hommus (pasta de grão de bico)
500g de carne moída 
2 colheres de sopa de tahine
200g de coalhada fresca
50g de amêndoas fatiadas
1 colher de 7 Pimentas ou pimenta síria
Sal a gosto

Como preparar:
Molho de tahine: misture a coalhada seca com o tahine, um pouco de alho, sal e um pouco de limão.
Frite a carne moída e tempere com o 7 Pimentas (ou pimenta síria) e sal. Coloque as torradas no fundo da travessa e acrescente uma colher do suco de limão e um pouco de alho. Faça uma camada com a carne moída; acrescente o molho de tahine por cima. Mais uma camada de carne moída; por último, frite levemente as amêndoas fatiadas no azeite e acrescente por cima do prato.

Serviço: 
Zaky Sabor Árabe
Av. Amintas de Barros, 399
(43) 3324-3399

Rafael Montagnini

Busca